Como se sair bem em uma entrevista de emprego


E aí? Tudo em ordem?
Dia desses postei aqui algumas dicas pra fazer um currículo legal e que te destaque entre taaantos outros (pra ver mais clica aqui ), então hoje vou complementar dando dicas para o próximo passo: a entrevista. Parece simples mas muita gente tem dúvidas de como se portar, do que falar ou não, que roupa vestir... O ideal seria se a gente pudesse ser a gente mesmo e que as aparências não importassem, né? Mas infelizmente importam, então é melhor "dançar conforme a música" e garantir sua vaga pra ter grana pra poder sair se manifestando pela pressões que a sociedade impõe.

Como falei no outro post eu sou formada em gestão de recursos humanos, e mais que isso: já procurei muito emprego na minha vida 😂, por isso acho que tenho boas dicas pra te dar.

Olha o vídeo onde explico tudo direitinho:


Vou resumir as dicas aqui pra você:


  • Fique atento para atender o telefone da melhor forma: 
Se você entregou currículo e está esperando (e torcendo) que te liguem, fique atento para atender as ligações da melhor forma, sem brincadeiras, sempre de forma simpática, sem deixar crianças atenderem o telefone...
  • Conheça a empresa onde fará a entrevista: 
Depois que te ligarem marcando a entrevista pesquise a respeito da empresa que está te dando essa chance. Saiba quais é sua visão, missão e seus valores, a "cara" da empresa, público alvo, quando foi fundada, o endereço e como chegar... essas informações - além de te ajudar a saber como se vestir para a entrevista - poderão ser perguntadas durante a entrevista, então faça a lição de casa.
  • Vista-se adequadamente: 
Agora que você já sabe qual a pegada da empresa, pense numa roupa para a ocasião. Se a empresa for mais clássica o combo calça-preta-e-camisa-branca sempre funciona, mas caso seja mais despojada você pode apostar em um jeans (mais básico, claro) e uma blusa legal. De qualquer forma evite roupas muito chamativas, decotadas e justas. E isso vale para ambos os sexos! Busque uma roupa que te caia bem e que não mostre demais. Se a grana estiver escassa há um tempo e você não tiver condições de ir com uma roupa bem legal não desanime: uma roupa limpinha e bem passada vai passar uma ótima primeira impressão. Limpeza é a palavra chave para calçados, cabelo e unhas também. Pra quem usa maquiagem a dica é não extrapolar: faça uma make simples, que te deixe com uma cara de "arrumada", mas nada de sombras ou batons muito fortes. Isso vale também para perfumes.
  • Leve uma cópia do seu currículo e seus documentos com você: 
Você pode precisar para consultar caso tenha que preencher alguma ficha, e quem sabe você não se sai tão bem que já tenha que se dirigir ao departamento pessoal para entregar seus documentos? Te-los em mãos vai mostrar que você estava confiante e que é uma pessoa preparada para qualquer ocasião.
  • Seja sincero: 
Ponderando suas palavras, não omita nenhuma informação EXCETO os defeitos da última empresa. Não precisa falar o que acontecia de ruim lá. O entrevistador não vai gostar de pensar que pode ser o próximo a ser difamado por aí.
  • Se estiver muito muito MUITO nervoso não tente disfarçar: 
É muito mais bonito você ser sincero e dizer que este é um momento muito importante pra você e por isso está nervoso do que ficar gaguejando e tremendo mas fazer cara de paisagem.
Tire suas dúvidas se te oferecerem a oportunidade: Não é feio tirar alguma dúvida em relação a vaga e/ou empresa, isto vai mostrar que você tem real interesse. Só o salário mesmo que não fica muito legal perguntar


Se ficou alguma dúvida coloca aqui nos comentários que tento te ajudar da melhor forma.
Espero ter ajudado! Boa sorte!

Beijo da Tia :*

Comentários

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova