Como fazer um bom currículo?


Oie! Tudo certo?
Emprego tá difícil pra caramba, né? Se você não souber como se destacar em meio a multidão então... fica quase impossível.Sou formada em Recursos humanos e gosto bastante desse assunto, por isso resolvi vir dar algumas dicas para fazer um currículo simples e eficiente.
Um currículo é um documento. Nele você vai resumir quem você é e porque merece uma chance de ser chamado para uma entrevista. E como um documento ele deve ser levado a sério, afinal disso depende sua (re)colocação no mercado de trabalho.

Nesse vídeo explico tudo direitinho:



Não pode assistir agora? Resumo pra você:

1 - Use fontes sóbrias:
Nada de fonte alegrinha ou que parece escrita a mão. Melhor usar Times New Roman ou Arial. O tamanho da fonte também é importante: tente ficar entre a 10 e 12, usando a maior para o que quiser colocar em destaque e a menor para o restante. Negrito para destacar também é legal. Não use itálico

2 - Não escreva CURRICULUM VITAE no título:
O título deve ser seu nome.

3 - Coloque suas informações pessoais e de contato de forma resumida e clara:
Nesse campo deve conter seu endereço completo, telefones de contato, idade, estado civil, quantos filhos tem e email.

4 - Coloque um objetivo coerente com a empresa onde entregará o currículo:
É bem importante colocar um objetivo, mesmo que esteja aceitando qualquer vaga. Coloque coisas abrangentes e que tem a ver com a empresa, por exemplo: Vai entregar em uma empresa de logística: Coloque que gostaria de fazer parte da área administrativa. Numa loja? Coloca que busca uma vaga de vendedora ou caixa. É legal ter um modelo de currículo para cada "nicho" de empresa onde for levar.

5 - Escolaridade ou formação acadêmica?
Depende. Se você fez de faculdade pra cima, o título é formação acadêmica. Se fez do ensino médio pra baixo, coloque escolaridade.

6 - Cursos:
Neste campo coloque todos os cursos que já fez, ou se já fez vários coloque apenas os que tem a ver com a vaga que almeja. Não tem nenhum curso pra colocar? Por que não?
Tem um monte de lugar que oferece curso gratuito, inclusive on line. Fundação Bradesco , Fundação Getúlio Vargas e Veduca são ótimas opções que inclusive emitem certificado. Então faz favor, hein? Se tá parado vai estudar! (Entendeu porque sou chamada de Tia, né?)

7 - Experiências profissionais:
Informe o nome da empresa, cargo, período, um breve resumo do que fazia lá e o motivo da saída (sendo sincero mas sem entrar em detalhes). Coloque da mais recente a mais antiga.

8 - Venda seu peixe:
Por último fica legal colocar um campo de aptidões ou considerações finais. Nele você pode falar mais sobre suas qualidades, o porquê de você merecer uma oportunidade.

 9 - Capriche na hora de imprimir:
Se for possível imprima em um papel mais grossinho ou com alguma textura - vai fazer toda a diferença no meio de tantos sulfites iguais. caso não seja possível procure ao menos tirar xerox de qualidade (em alguns lugares as cópias saem manchadas e desbotadas).

10 - Seja simpático na hora de entregar seu currículo:
Muita gente acha que não tá sendo observado nessa hora, mas não se engane: tem sempre um de olho pra ver como você está vestido, se é educado... então não economize nisso! Um sorriso, um "bom dia" e um "obrigado" podem te destacar em meio a tanta cara feia.


Coloquei um modelo de currículo igualzinho esse aqui de baixo pra você baixar e editar. É só clicar aqui .


Se ficou alguma dúvida pode deixar aqui nos comentários que tento ajudar, ok?

Espero que o post te ajude a conseguir um trabalho bem legal! Boa sorte!

Beijo da Tia :*


Comentários

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova