Festa Junina na quarentena (só pra turma da sua casa, hein?)

Imagem Blog Tudogostoso


Ontem fiz uma "festa junina" aqui em casa. Eu tava bem chateada porque esse ano não teria a que minha família, enorme, sempre faz no esquema de cada um leva um prato. Pensei, desisti, animei, desisti umas 100 vezes. Pensava que na verdade fazer uma festa pra 5 só me faria lembrar como tá tudo cagado e quanto tempo a gente tá nessa sem previsão de acabar. Mas fiz. E fiz principalmente pensando que os 4 que moram comigo merecem tanto uma comidinha diferente e minha dedicação quanto aqueles que só vejo de vez em quando. Essa quarentena tem me feito refletir muito a respeito disso, sobre como a gente aprende a dar o melhor pro outro de fora e negligencia quem ta ali no perrengue diario. Se to em casa não quero me arrumar porque? Eu me arrumo pro povo da rua ou pra mim? Entendem? Tem me feito pensar (não tão convencida ainda, confesso) que é importante sim valorizar o que você é e quem tá com você no íntimo do caos. Então fiz cuzcuz, pipoca, milho cozido, sagu, carne louca e minha mãe fez bolo de milho e quentão (achei que ia ter comida junina uma semana mas durou uma noite), botei bandeirinha SIM e arrumei a Isa de caipirinha. Comemos, bebemos e fomos dormir, e tá tudo bem. Quando eu lembrar da festa junina apocalíptica de 2020 vou lembrar de ter passado o sábado com a barriga no fogão dando meu melhor pra quem conhece meu pior.


Dito isto, vamos para a melhor parte: Receitas simples para sua Festa Junina em Casa!

Postei algumas preparações nos stories do Instagram (se ainda não me segue lá clique aqui ) e muitos seguidores me pediram as receitas. A verdade é que a maioria fiz de olho e outras peguei na internet mesmo, mas vou compartilhar cada uma com vocês:




Sagu de vinho

receita sagu de vinho para festa junina simples durante a quarentena


Ingredientes:

  • 2 xícaras de sagu
  • 4 xícaras de vinho tinto
  • 6 xícaras de água
  • Açúcar a gosto (coloquei 1 xícara e meia)
  • Cravo e Canela se gostar

Modo de preparo:

  • Coloque o sagu em uma panela, cubra com água e leve ao fogo para ferver até as bolinhas começarem a ficar transparentes. 
  • Despeje em um escorredor de macarrão e enxague para tirar a "gosma".
  • Enquanto o sagu escorre, coloque na panela o vinho, a água e o açúcar ( e o cravo e a canela se for usar), leve ao fogo e quando começar a ferver junte as bolinhas de sagu. Mexa enquanto cozinha, até que a maioria das bolinhas esteja transparente. Obs: se ainda tiver bolinhas brancas não tem problema, ele continua cozinhando mesmo depois de ter apagado o fogo. Obs ²: o álcool evapora todo, então criança pode comer tranquilamente.

Cuzcuz paulista


Foto do site Tudo receitas

Esse cuzcuz sempre faço aqui em casa, e faço de olho. Mas vou tentar explicar.

Em uma panela refogue a proteína que for usar (frango desfiado, atum, sardinha, enfim) com cebola e alho, depois junte milho, ervilha azeitona, palmito, tempere e junte algum caldo (pode ser o caldo do cozimento do frango ou um caldo de legumes diluído em água) até cobrir o refogado. Tempere com cheiro verde, orégano, o que preferir. Daí então vá colocando a farinha de milho grossa (uso aquela em flocos) aos poucos, misturando até que vire uma pasta consistente. Vá colocando numa forma e vá apertando pra ficar bem compacta. Desenforme depois de fria.


Pipoca



Nem precisa de receita, né? Só queria aconselhar a colocar uma colher de manteiga pu margarina junto com o óleo para estourar (se colocar só a manteiga/margarina ela queima) e quem sabe providenciar aqueles queijinhos e amendoim torrado para dar um tchan a mais

Quentão

receita fácil quentão para festa junina durante a quarentena


Outra receita que fazemos de cabeça. Fazemos assim: Faça uma calda de açúcar com o gengibre em pedaços, cravos e canela no meio. Quando o açúcar estiver moreninho junte a água e a pinga e deixe ferver (aqui usamos meio litro de pinga para cada litro de água)

Carne Louca


https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.tudoreceitas.com%2Freceita-de-cuscuz-a-paulista-88.html&psig=AOvVaw0ESbP6BgGg2rOtGbxn4t4B&ust=1592956099190000&source=images&cd=vfe&ved=0CAMQjB1qFwoTCMDW24vOluoCFQAAAAAdAAAAABAD


Também chamado de buraco quente (que nome horrível, né?), o meu eu fiz com carne moída mesmo porque tava com preguiça de desfiar carne. Refoguei a carne moída com alho e cebola, temperei com orégano, sal, louro em pó e pimenta do reino, juntei pimentão picadinho e depois da carne bem fritinha misturei um sachê de molho pronto e cheiro verde picadinho. Servi com pão francês.


Milho cozido



Eu sempre parto as espigas ao meio para caberem melhor na panela de pressão. Coloco água suficiente para passar as espigas uns três dedos, coloco sal (a água tem que ficar bem salgadinha) e deixo 45 minutos. Se nesse tempo os grãos ainda estiverem difíceis de espetar com o garfo levo ao fogo na pressão por mais 15 minutos.


Bolo de milho cremoso

bolo cremoso de milho de latinha para festa junina durante a quarentena
Imagem GShow

Ingredientes

  • 1 lata de milho verde com água e tudo
  • 1/2 lata da mesma de óleo
  • 1 lata da mesma de açúcar
  • 1/2 lata da mesma de fubá
  • 4 ovos
  • 2 colheres bem cheias de farinha de trigo
  • 2 colheres de coco ralado
  • 1 colher e 1/2 de chá bem cheia de fermento em pó

Modo de preparo:

  • Bata bastante todos os ingredientes no liquidificador. Depois acrescente coco ralado, fermento e misture. Coloque para assar.
  • Coloque na forma redonda com buraco e na quadrada. A forma deverá ser untada e enfarinhada.
  • O tempo de preparo na redonda é mais rápido, mas a receita fica menor. Para aumentar, faça com o dobro dos ingredientes.
  • O bolo fica parecendo pamonha, bem cremoso, uma delicia!
  • Leve ao forno preaquecido a 180ºC por, aproximadamente, 40 minutos.


Bom gente, como puderam notar não teve luxo, eu mal usei receitas de verdade para preparar os pratos. Mas espero ter de incentivado a comemorar aí mesmo na sua casa essa época tão gostosa, mesmo que sua família seja só você. Se fizer me conta, tá? E se puder FICA EM CASA!


Beijo da Tia :*

Comentários

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova