Bolo com calda de uva
Comprei uma bandeijinha de uva niágara esses dias e elas estavam super azedas, impossíveis de comer (primeira vez que dou esse azar com uva niágara) e daí fiquei pensando o que fazer com elas pra não jogar fora e me dei conta de que não existe um doce caseiro de uva, já repararam? Pelo menos eu desconheço! A gente normalmente coloca a uva inteira lá no meio da salada de fruta, em cima da sobremesa como enfeite... Pesquisei um pouco e decidi fazer geléia pra comer com panqueca americana (que é um dos lanches da tarde preferidos por aqui), mas estava com muita preguiça de ficar lá fritando uma por uma e pensei: por que não um bolo com a geléia sendo usada como uma calda? Você já comeu um bolo de uva? Eu nunca! E foi assim que minha invenção surgiu rs
Como eu fiz meu bolo com calda de uva:
Comece pela calda
Essa calda na verdade é uma geléia de uva que deixei apurar menos tempo para que não ficasse muito encorpada depois de fria. A receita é bem simples, só tem que ter um pouquinho de paciência:
Você vai precisar de:
- Uva niágara (aquela de casquinha mole) - eu usei uma bandeijinha, devia ter uns 500 gramas
- Água
- Açúcar
Modo de preparo:
- Lave as uvas, coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo para que cozinhe. Vá mexendo e estourando as bolinhas até que desmanchem.
- Penere, apertando bem com uma colher para que saia todo líquido e também a polpa (na peneira deverá ficar apenas as cascas e sementes).
- Meça quanto deu do líquido com a polpa. Para cada 500ml dele use 1 xícara de açúcar e umas 10 gotas de limão (o limão vai ajudar a dar consistência a geléia graças a uma reação química e blábláblá)
- Leve novamente ao fogo e deixe lá fervendo e apurando até encorpar. Se você quiser mesmo fazer uma geléia vá colocando um pouquinho em um pires, leve a geladeira e depois de um minuto observe a consistência que está depois de frio. Como eu queria que ficasse uma calda para deixar o bolo molhadinho eu tirei quando, ao levantar a colher, ela saia "revestida"com a calda mas ainda escorria.
- Reserve.
Agora parta para o bolo:
Ingredientes:
- 2 colheres de margarina ou manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 3 xícaras de trigo
- 1 xícara de leite
- 1 colher rasa de fermento
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes (deixando o fermento por último), coloque em uma assadeira untada usei uma retangular média) e leve ao forno por uns 30 minutos até assar (após 30 minutos espete uma faca e veja se ela sai limpa, se sair tá pronto.
Quando o bolo estiver morno é só espetar ele com um garfo várias vezes para que fique todo furadinho, despeje a calda e... prontinho! O bolo é super neutro, e a calda doce e levemente azedinha faz toda a diferença.
E aí, vai fazer? Me conta! Beijo da Tia :*
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!