Porque se deve usar a máscara de tratamento antes do condicionador e não depois

por que se deve usar a máscara de tratamento antes do condicionador

Olá! Tudo em ordem?
Hoje venho contar para vocês uma coisa que aprendi e que faz toda a diferença na hora de cuidar dos cabelos em casa: a ordem certa para se usar os produtos.

Por que eu devo usar a máscara de tratamento (nutrição, hidratação ou reconstrução) logo após o shampoo?

A maioria das pessoas tem costume de lavar os cabelos, condicionar e só depois aplicar a máscara de tratamento para "arrematar" o tratamento. Acontece que se usado nessa ordem você acaba não aproveitando todo o poder de tratamento do seu creme, sabe porque?

O shampoo abre as escamas dos fios para que a limpeza possa ser feita, e por isso e importante usar o condicionador em seguida, para fechar novamente essas cutículas para que o cabelo não fique exposto demais as agressões externas. Fora que fios com as cutículas alinhadas ficam mais brilhantes e fáceis de pentear. 

por que se deve usar a mascara de tratamento capilar logo apos o shampoo dicas da tia
Fotos de microscópio de um fio de cabelo com cutículas abertas e fechadas

Então, seguindo a lógica dessa informação, em qual momento o cabelo absorveria melhor os ativos da máscara de tratamento? Sim, logo após o shampoo. Imagine a cena: as portinhas estão todas lá abertas e receptivas, o tratamento entra, e logo em seguida você fecha as portinhas com o condicionador para segurar o tratamento lá dentro. Se aplicada após o condicionador a máscar dá de cara na porta e meio que passa batido.


Também não se deve substituir o condicionador pela máscara de tratamento

Uma outra coisa que muita gente faz é trocar o condicionador pela máscara de tratamento, achando que assim vai todo dia tratar um pouco os fios. Mas se a máscara não é específica para ser usada assim, ao invés de ajudar ela pode atrapalhar, e muito! Isso porque a máscara (normalmente) não fecha as cutículas dos fios, então ela pode até dar aquela sensação de cabelo hidratado, mas como as cutículas do cabelo permanecerão abertas o cabelo ficará susceptível, e o tratamento deixado pela máscara irá embora junto com a umidade dos fios assim que secarem.


Claro que essas são regras gerais, mas vale sempre seguir as instruções do fabricante, e se ele mandar usar a máscara antes mesmo do shampoo tem que obedecer, afinal ele criou o produto e sabe como ele agirá da melhor forma.

E aí, o que você achou? Me conta! E manda este post para as amigas que você tem cer-te-za que fazem tudo errado rs


Beijo da Tia :* 

Comentários

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova