"Pare de culpar a tireóide" - eles disseram.


E aí? Tudo bem?

Essa semana fui a endocrino ver um probleminha na tireóide e aproveitei pra falar de algumas coisas que têm me incomodado: cansaço extremo, irritação, queda de cabelo... mas pra tudo ela dava a mesma resposta - excesso de peso. Nem perguntava nada, só repetia isso com um olhar meio irônico. Quando perguntei "mas deu alguma alteração nos meus exames causados pelo excesso de peso?" ela ficou meio sem graça e disse que ele poderia ter causado o problema na tireóide (apesar de eu sempre ouvir dizer o contrário, que o problema na tireóide pode causar excesso de peso). Eu mudaria inúmeras coisas no meu corpo, mas desde que tive a Isa tenho tentado ser mais gentil comigo mesma e entender que enquanto não posso mudar não preciso odiar o corpo que tenho, pois afinal de contas ele é resultado de tudo o que já passei na vida e carrega minha alma que não é a melhor do mundo mas se esforça sempre pra ser melhor todo dia. Mas confesso que a forma que a médica falou comigo me fez sentir errada por aceitar meu corpo como é. Então percebi que "algo de errado não estava certo".
Eu queria entender porque o corpo do outro incomoda tanto. O tamanho, o formato, como é coberto, com quem se deita, TUDO é questão aparentemente de domínio público. "Ah, mas não é o peso, me preocupo é com a saúde!" ou "ah, mas não é preconceito, me preocupo delx estar vivendo em pecado!", mas ninguém se preocupa em ferir sentimentos? Em ser empático? Em entender que o corpo do outro é problema do outro? Pelo visto não.
Ontem vi uma camiseta (cheia de preconceito, inclusive) a venda que tinha a imagem de 4 mulheres gordas com a frase "pare de culpar a tireóide" e me deu um estalo: não vou culpar a tireóide porque não vou mais tentar justificar o motivo do meu corpo ser como é. E os incomodados que se incomodem.

E você? Já ouviu muito pitaco sobre seu corpo? Me conta!

Beijo da Tia :*

Comentários

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova