Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?


E aí, gente! Tudo bem?
Olha, se tem um assunto constrangedor é defecar. Cagar, Fazer cocô. Fazer o número dois. Os nomes são muitos, todo mundo faz e ninguém gosta de falar a respeito (nem eu, acredite). Mas e quando de uma hora pra outra você começa a ter grandes problemas para responder aos chamados da natureza? O que fazer? Guarda pra sí e fica sofrendo? Não deveria ser assim, mas é o que muita gente faz por vergonha e preconceito. E é por isso que estou vindo falar sobre isso com vocês.

Por que estou sentindo dor ao evacuar?


Começa assim: Você fica com muita coceira na região do ânus, daquelas incontroláveis. Daí quando vai ao banheiro sente muita, muita, muita dor, como se estivesse saindo uma gilete de você. Quando você vai se limpar vê sangue vermelho vivo no papel higiênico, e a dor na região continua por horas, enquanto sente o local quente e latejando. Se identificou? Então provavelmente você está com fissuras  anais. Tem também uma foto que você pode comparar se seu ânus está igual, mas não quis colocar direto porque alguém podia se ofender e também por não ser nada bonito! Mas se quiser ver clique aqui .

Como surgem as fissuras anais?


Essas fissuras podem acontecer com qualquer um e por vários motivos: Sexo anal, fezes muito duras e grossas, doença de crohn e até câncer no ânus ou intestino. Mas um dos motivos mais recorrentes é o parto. Isso mesmo! Durante a gravidez e no momento do parto há muita pressão sobre os vasos sanguíneos que irrigam a região anal, e isso meio que "enfraquece" a pele. Daí é só forçar um pouco mais a região (como uma prisão de ventre pós parto) para que ela se rasgue e forme a fissura. No começo, enquanto a fissura é aguda, sai muito sangue e dói durante muitas horas depois de fazer cocô, e com o tempo essa fissura vai cicatrizando e já não sangra tanto, mas a dor continua. O ideal é não esperar chegar a esse ponto para procurar ajuda, já que a pele ao redor do ânus vai formando cicatrizes grossas e com isso torna-se mais fácil a formação de novas fissuras.

O que posso fazer em casa para aliviar a dor ao evacuar?


"Mas Tia, eu consigo resolver sozinho?"Infelizmente é provável que não. Eu imagino o quanto seja constrangedor falar desse assunto com outras pessoas, mas apenas o médico (proctologista) vai poder tratar você da melhor forma, afinal antes de qualquer coisa será necessário investigar a causa. Ele vai precisar dar uma olhada na região, mas é algo que ele vê todo dia, né? Não se apegue a isso!

Existem algumas coisas que você pode fazer para aliviar a dor até conseguir uma consulta:

  • Não espere muito para ir ao banheiro: Ainda mais depois da primeira ocorrência de dor a tendência é segurar ao máximo ir ao banheiro. Mas não faça isso! Quanto mais esperar mais as fezes ficaram grossas e duras e mais difíceis serão de sair. Ao invés disso coma muitas fibras e beba bastante água para que o cocô fique mais molinho e saia mais facilmente. Vale a pena inclusive lançar mão de supositórios de glicerina, que amolecerão as fezes e vão ajudar a fazer com que ela "escorregue" (gente, é muito estranho mesmo falar desse assunto, pausa pra um risinho 😆pronto, passou)
  • Evite usar papel higiênico: Por mais macio que seja, o papel higiênico acaba agredindo a região, principalmente se já houver um machucado no local. Fora isso os ácidos contidos nas fezes podem entrar na ferida e piorar a situação. Por isso sempre que puder lave a região com água e sabão após defecar, e se não for possível tenha lenços umedecidos por perto.
  • A água morna também pode ajudar na hora de fazer cocô: Direcione o jato de água morna no ânus com a ajuda de um chuveirinho ou até mesmo uma canequinha enquanto defeca, isso vai ajudar a relaxar a região e diminuir a dor.
  • Você pode experimentar pomadas como bepantol e nebacetin que ajudarão na cicatrização e também evitarão que as fissuras inflamem, mas provavelmente a pomada que melhor vai resolver é uma manipulada de isossorbida e diltiazem, que tem que ter prescrição médica.
Você pode ler mais a respeito em sites confiáveis como este e este.

E olha lá, hein? Pára de adiar ir ao médico por vergonha! Ninguém merece ficar sentindo dor! Tá bem? Tá bom.

Beijo da Tia :*

Comentários

  1. Amei o texto me ajudou bastantei ❤😍

    ResponderExcluir
  2. Estou Sofrendo com isso , Ajudou Bastante

    ResponderExcluir
  3. Eu to assim o coco esta duro e o anus ta doendo e n sai coco e condo sai ele sai ardendo de mais e muita dor

    ResponderExcluir
  4. Meu esposo fez o numero 2 i ta tipo um caroço no anus dele
    As veses doi fica latejando
    O que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. ola pode ser hemorroida,espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  6. Estou sentindo isso na hora que vo evacuar doer muito não consigo oq posso fazer

    ResponderExcluir
  7. Essas fissuras demorar muito tempo pra sicratriza

    ResponderExcluir
  8. Estou passando por isso agora meu bebe tem 2 messes e já faz 2 messes que tô com essa dor

    ResponderExcluir
  9. Quando cago sinto muita dor e fica doendo depoos

    ResponderExcluir
  10. Estou sentindo isso ajudou muito

    ResponderExcluir
  11. Também quando faço cocô né dói muito

    ResponderExcluir
  12. Eu não consigo fazer cocô eu tenho11anos e dói muito guando tento fazer já tem 2 dois dias

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova