Ensinando a dormir sozinha no berço

E aí, tudo em ordem?

Desde novembro do ano passado estou no processo de fazer com que a Isa dormisse sozinha no berço dela. Comecei tirando do peito (ela só dormia mamando) e fazendo dormir no colo, depois passei a colocar ela pra dormir no berço e ficava de mãos dadas com ela até que adormecesse. Tava indo bem, mas daí de uns dias pra cá ela começou a acordar mil vezes durante a madrugada pedindo pra que eu desse a mão pra ela, e daí lá ia eu ficar meia hora sentada do lado do berço com o braço tudo torto enfiado pela grade... decidi que chegou a hora da última etapa.

Comecei a avisar: olha, daqui três (dois, um) dias a mamãe não vai mais ficar de mãos dadas com você, ok? E ela concordava. Hoje foi o dia de não dar as mãos, e olha... chorou, se jogou, tentou pular do berço... não sei como o conselho tutelar não colou aqui. Daí depois de 1 hora e meia, vendo que eu tava irredutível, ela soltou "canta a nossa música que eu durmo" ( a "nossa música" em questão é uma de dormir do canal do YouTube Super Simple Songs, e falamos que é nossa música pq o vídeo tem uma mamãe urso e um ursinho, clica aqui pra ver). Minha garganta deu um nó! Mas respirei fundo e disse que cantaria. E daí enquanto eu cantava o olho fixado em mim foi pesando... e dormiu. Suspirando.
Nem preciso dizer que quem caiu no choro depois disso fui eu, né? Como é difiiiicil tentar fazer o certo! Talvez fosse mais fácil deixar no berço chorando e sair de perto, mas eu mostro a ela que a respeito pra que ela aprenda que não merece nada menos que isso - respeito. Não voltei atrás porque seria pior até pra ela, não me exaltei quando gritou e tentou me dar um tapa em meio a tanta frustração, me mantive firme engolindo meu próprio choro. 
Bem, se for igual às outras etapas teremos mais uns 3 dias de choro antes de dormir que vão ficar mais curtos com o passar das noites. Tomara. 
Se posso te dar uma dica, é esta: prepare a criança. Dê um pequeno passo de cada vez. Respeite a resistência dela pelo novo, e sua frustração. 
Agora dá licença que vou tomar uma cerveja sentada aqui na mesa da cozinha enquanto assisto a Greys Anatomy (porque tive pouco drama na minha vida hoje. #sqn. )
.
PS: tem 2 vídeos la no canal falando de crianças de alta demanda, caso também seja seu caso 😉 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Restaurando couro sintético

BB Cream Clearskin Avon

Teste da Tia: Máscara facial negra, da Avon