Por que a gema do ovo está laranja ou amarelo escuro?


E aí, gente! Tudo certo?

Você sabia que a cor da gema diz muito sobre a qualidade do ovo e a maneira que a galinha é criada?
Olha só:
Em algumas granjas, as galinhas passam horas confinadas em locais fechados e escuros, prejudicando a sua saúde. Quando a gema tem uma coloração amarela, provavelmente a galinha não estava seguindo uma dieta tão saudável. Por isso, embora possa parecer incomum, uma gema alaranjada é a mais nutritiva.
Segundo o Dr. Hilary Shallo Thesmar, do Egg Nutrition Center (ENC), disse que galinhas criadas soltas têm a oportunidade de comer alimentos mais pigmentados, o que deixa seus ovos mais nutritivos e com cores mais fortes.
Independentemente da cor, a proteína e a gordura dos ovos são as mesmas, mas as gemas mais escuras indicam a presença de xantofilas e ômega-3 na dieta das galinhas – nutrientes encontrados em legumes e grãos.
Quando alimentos saudáveis fazem parte da dieta da galinha, as gemas de seus ovos, de coloração laranja, concentram todos seus nutrientes.
Eu ja deixei de comprar ovos de determinada granja quando soube dessa informação... as gemas eram praticamente brancas! Quer dizer que além de uma dieta pobre as coitadinhas provavelmente ficavam enclausuradas... e mesmo a gente que não deixou de consumir produtos de origem animal pode fazer o possível pra evitar que os bichinhos sejam mal tratados.

Priorize o consumo de alimentos de pequenos produtores locais! Além da maior qualidade quase sempre os preços são mais baixos 😉

Beijo da Tia :*

Comentários

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova