Papeando sobre: mulher vive estressada?


Tá vendo essa frase da imagem? Ela me foi jogada na cara pelo meu filho durante o almoço num dia qualquer. Veio a tona depois que cobrei algo que tenho que cobrar todos os dias e várias vezes por dia. Mas mesmo assim essa frase me fez pensar...
No mesmo dia, a tarde, vi no facebook um post (que você pode ver aqui ) que mostrava uns quadrinhos ilustrando o porquê das mulheres se sentirem sobrecarregadas e me identifiquei horrores. De repente tudo fez sentido.
Sempre ouvi pessoas dizendo que as mulheres conseguem fazer mil coisas ao mesmo tempo como sendo uma coisa legal, um super poder, ao passo que sempre ouvi conselhos do tipo "quando seu marido fizer algo em casa e não ficar do jeito certo não o repreenda, porque isso pode desmotivá-lo e fazer com que nunca mais queira te ajudar". Essas duas máximas resultam na sobrecarga e exaustão feminina.
Posso afirmar com toda a certeza que 99% das mulheres que conheço se sentem responsáveis pela administração da casa, mesmo as que trabalham fora. Graças a esta ideia de que são multi tarefas as mulheres acabam aceitando ficar com toda a parte gerencial do trabalho doméstico além da parte executiva, enquanto a grande maioria dos homens só executam o que lhes é pedido e isso já é suficiente para que sejam considerados homões da porra.
Trocando em miúdos: Por mais que o homem vá ao supermercado e compre as frutas e legumes que sua esposa pediu com a maior boa vontade do mundo, foi a esposa que - enquanto preparava o jantar - pensou no que faltava na geladeira, o que poderia ser utilizado e o que estava passado, quais seriam as refeições da semana e quais vegetais seriam necessários para prepara-las. Falando assim parece exagero dizer que é tão exaustivo, mas esse trabalho mental é continuo e invisível, e acaba resultando em sobrecarga. A questão não é fazerem o que lhes é pedido porque muitos fazem, a questão é ter que pedir algo que está na cara que deve ser feito.
Tô falando muito em esposa e marido mas essa situação acontece em outros esquemas domiciliares também. Bastou ter duas ou mais pessoas embaixo do mesmo teto que uma vai acabar sendo nomeada líder. E se alguma delas for mãe vai ter grandes chances de ganhar este maravilhoso sqn título. Parece que quando nos tornamos mães ganhamos junto com o bebê um diploma de sabe tudo, e TODO MUNDO da casa passa a esperar que você resolva todas as questões.
A gente é meio culpada? A gente é meio culpada. Quantas vezes você não tomou a frente e ligou para agendar a visita da assistência técnica porque achou que seu marido não o faria da melhor maneira (pode falar a verdade, a gente é amiga). E quanto mais tomamos a frente mais os outros se acomodam, e numa casa cheia de gente acomodada você acaba tendo que tomar a frente com mais frequência, e nesse ciclo vicioso tudo acaba contribuindo para o esgotamento daquela que deveria ter saúde mental para gerir tudo.
"Mãe, você vive estressada!" Ouvi isso porque pedi pela milésima vez no dia que ele trouxesse as roupas sujas para lavar e sim, na milésima vez eu já estava mesmo bem estressada. É o lavar roupa que estressa? Não! É o fato de ter que ficar pedindo para que as pessoas da casa separem suas roupas sujas, é não poder lavar as que já estão no cesto porque você pensa que de repente pode ter mais alguma peça preta para ser batida com as que já estão separadas, é ter que ficar lembrando a cada hora como se você quisesse loucamente aquela trouxa de roupa fedida pra você, desistir de esperar, acionar a lavagem da máquina para logo na sequência ver o cesto se enchendo com as roupas que já poderiam ter sido batidas. BÔNUS: ter que ouvir "Você ainda não lavou tal peça?"

No vídeo abaixo eu falo um pouco mais sobre esse assunto:


Então, cara pessoa, nós mulheres não somos estressadas ou nervosinhas, não estamos na TPM e não somos comandadas por nossos hormônios. Nós estamos SOBRECARREGADAS! Vamos mudar esta realidade?


Beijo (estressadinho) da Tia :*







Comentários

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova