Estrias - Como acabar com elas?


Duas leitoras me pediram nessa última semana para falar sobre estrias. Coincidência ou o universo me dando uma pauta quente pro post de hoje? Nunca saberemos. A questão é que esse assunto muito me interessa, já que as gravidezes me renderam listras que qualquer zebra respeitaria.
Sinto começar informando que, ao contrário do que vemos em muitos sites e anúncios de clínicas de estética, as estrias (que são cicatrizes geradas pelo trauma decorrente de quando as fibras da pele estouram devido ao seu estiramento) são danos irreversíveis, isto é, pra desaparecer com elas completamente só cortando a pele danificada fora.

Tempo pra você chorar um pouquinho. Pronto? Péra, limpa esse catarro aí primeiro. Agora sim.

Continuando: Você pode tentar entender melhor o que acontece com sua pele pegando uma daquelas sacolas brancas de supermercado e esticando um pequeno pedaço. Você vai ver como o plástico fica com uma textura diferente do restante da sacola, e como aparecem ranhuras. Acontece o mesmo com nossa pele. E tamanho dano não pode ser consertado com nenhum creme ou tratamento.




Você deve estar dizendo: "Tia, devolva minhas fantasias, meu sonho de viver a vida!". Calma, gente! Não é porque não somem completamente que a gente não consegue melhorar a situação, né? Principalmente enquanto são novas  (estrias vermelhinhas), porque o rompimento das fibras ainda é recente e você consegue interferir melhor na forma como vão cicatrizar. Mas nada impede de tentar depois que estiverem branquinhas? Olha só quanta opção:


  • Laser e carboxiterapia: São as opções mais caras e doloridas, mas também as mais eficientes. Apesar de serem tratamentos distintos elas agem teoricamente da mesma forma: Os ativos (laser e gás carbônco, respectivamente) agem na camada mais profunda da pele, promovendo uma renovação dos tecidos. Esta ação tende a deixar a pele em melhor estado e as marcas bem menos visíveis. Disponível em clínicas de estéticas, preço sob consulta.
  • Botox: A aplicação de botox ajuda a nivelar os sulcos, isto é, não deixa as linhas tão profundas e com isto menos acentuadas.Disponível em clínicas de estéticas, preço sob consulta.
  • Tratamento com ácidos e peelings: Melhoram a aparência das estrias porque promovem a renovação celular da superfície da pele. Os pellings são feitos em clínicas de estética, enquanto o ácido (normalmente o retinóico) pode ser usado em casa mesmo, depois de prescrito por um dermatologista e manipulado). Preço sob consulta.
  • Tomar sol: Se você é morena ou negra tomar sol pode ajudar bastante a disfarçar o problema, já que você vai bronzear as estrias e assim fazer com que se camuflem na pele.
  • Auto bronzeadores e maquiagens para o corpo: Se não for possível tomar sol você pode tentar auto bronzeadores, que são produtos que tingem a pele de forma temporária, dando a impressão de pele beijada pelo sol (falei bonito agora, hein?). Caso não encontre pode tentar também aquelas bases que dizem que são para as pernas (mas que nada impede que você use em outras partes do corpo). Dá uma boa camuflada para uma opção especial.
  • Pomadas a base de silicone (tipo cicatricure): Essas pomadas, formuladas para cicatrizes, hidratam e suavizam a pele, ajudando a melhorar sua aparência. E como eu disse as estrias são uma espécie de cicatriz, então são indicadas para elas também.
  • Muito hidratante. Muito mesmo: O ideal seria ter se lambrecado de hidratante antes do surgimento das marquinhas, mas a pele hidratada camufla bastante a aparência delas.
  • Óleo de rosa mosqueta: Esse ativo é conhecido desde o tempo das avós, sendo conhecido pelo seu poder de regeneração da pele. É fácil de encontrar  e não costuma ser caro, então acho que vale a pena o teste.
  • Esperma: Isso mesmo que você leu. Há quem jure que é ótimo passar isso aí na pele, já que tem muito colágeno e proteína. Tá desesperadx e tem alguma fonte disponível? Tenta aí, ué! hahaha
Comigo o que mais deu resultado foi a hidratação. Quando consigo usar hidratantes regularmente a melhora é visível!Pena que tempo para isso não temos 😁

E aí, divide sua experiência com a gente!

Beijo da Tia :*

Comentários

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova