Minhas sugestões de desenhos para bebês e crianças pequenas



Oi gente! Tudo em ordem?
A dica de hoje é para os pais mas também para vovós, titias, dindos, cuidadores, isto é, todo mundo que uma hora precisa dar uma acalmada em alguma criança...
A gente antes de ter filho jura de pé junto que a criança não vai ficar em frente a TV ou eletrônicos, e que ao invés disso ele vai brincar com brinquedos estimulantes feitos de árvore de reflorestamento... Há! Há! Há! Se você conseguiu manter este plano depois do nascimento me dá aqui um autógrafo! Porque aqui a televisão fica ligada  - e não é por pouco tempo.

Desde que a Isa começou a conseguir enxergar bem (os bebês nascem com a visão bem limitada) eu coloco algum desenho ou musical para distraí-la enquanto preciso fazer um xixi ou almoçar. Na minha humilde opinião a maior vilã não é a telinha, e sim a falta de estímulo. Não dá pra esquecer a criança hipnotizada em frente a tela, né? Por isso mesmo enquanto ela está assistindo nós ficamos conversando com ela sobre o que está passando, cantando as músicas junto, fazendo perguntas sobre a programação, para que não seja uma atividade passiva e sim mais uma ferramenta para estimulá-la.

Outra coisa fundamental é o que a criança assiste. As pessoas tendem a pensar que a criança pequena não entende nada do que está vendo, mas eu não concordo com isso. O cérebro deles é como uma esponjinha, então nunca a deixo ver cenas violentas, sexuais e com vocabulário chulo. Também seleciono muito o que ela vai assistir, para que passe mensagens pra ela sobre as coisas que acreditamos. Fora que é um meio de informação e aprendizado incrível! Abaixo vou mostrar para vocês os desenhos preferidos da Isabella e porque eles estão mais do que aprovados (os nomes dos desenhos são links clicáveis. De nada.) :


Este foi paixão a primeira "ouvida", já que desde a primeira semana a Isa ficava prestando atenção na musiquinha da abertura. Esta animação brasileira mostra a curiosa Luna tentando descobrir o porquê das coisas com a ajuda de seu irmãozinho Júpiter e seu furão Cláudio. Show da Luna é maravilhoso porque derruba clichês de outras animações como meninas de rosa com suas bonecas, mostra um relacionamento sem competição entre crianças e ainda por cima ensina tanta coisa que até a gente que é grande aprende!
Você encontra este desenho no Discovery Kids (para saber o horário consulte a grade do canal), na TV Brasil e no Youtube.


Vi este desenho na Netflix e cliquei esperando que as 3 palavrinhasdo título fossem obrigada e por favor e qual não foi minha surpresa quando descobri que eram "Deus é amor". Produzido por Samuel Mizrahy - cantor conhecido no meio gospel - 3 Palavrinhas traz músicas cristãs com roupagem infantil e animações simples e coloridas. São três volumes mais um extra com versões das músicas como musicas de ninar, chamado Hora de Dormir. Ótima opção para quem quer ensinar a mensagem de Cristo de forma simples e divertida. Disponível em DVD, no Youtube e na Netflix.


Li em algum lugar que o melhor momento de introduzir outro idioma na vida de uma criança é quando ela está aprendendo a falar. Não que ela vá trocar o mamãe por mommy e ficar pronta pra ir pra Disney sozinha, mas assim as palavras e fonemas passarão a ser familiares, o que tornará mais fácil a aprendizagem de uma língua estrangeira. Por isso quando ouvi falar sobre o Super Simple Songs em um vídeo da Lu Ferreira do Chata de Galocha!
super me interessei, e desde então é presença diária aqui em casa. São clipes musicais com animações, fantoches e encenações ilustrando músicas infantis cantadas em inglês. É engraçado como a linguagem usada em Super Simple songs é universal - a Isa sempre demonstra entender o que está se passando, ri e interage, mesmo quando eu não traduzo as canções, e na hora de pedir os desenhos ela solta um "bú", que significa blue, de The Colors song. Fora que os clipes são lindos e acaba que a gente também treina o inglês. Disponível em DVD e no Youtube.



Esta animação mostra as aventuras de Jet e seus amigos, aviõezinhos entregadores de "Sedex" que se transformam em robôs para ajudar seus clientes nas mais diversas situações. Apesar de Super Wings reforçar alguns estereótipos (Te desafio a adivinhar qual o enredo do episódio que se passa no Brasil. Isto mesmo, carnaval ¬¬ ) é uma forma legal de mostrar para as crianças os costumes de outras culturas. A Isa ama! Fica hipnotizada... hahaha



A animação gira em torno de Bita, personagem criado inicialmente para a decoração do quarto da filhinha do Chaps de Melo, e a gente consegue sentir o amor envolvido neste projeto. As letras passam mensagens de respeito, amor ao próximo, educação e incentiva brincadeiras old school, como pega-pega e massinha. Os desenhos  de Mundo Bita são coloridos sem exagero, e as músicas são um bálsamo para nossos ouvidos cansados de tantas músicas repetitivas e estridentes - certas horas me lembra Los Hermanos, noutras Adriana Partimpim. Você encontra no Youtube, Netflix, no canal Discovery Kids...


Este último preciso confessar que gosto mais do que a Isa 🙈.
Produção da Netflix, Beat Bugs é inspirado nas músicas dos Beatles! Se assistido em português as referências perdem um pouco o sentido, por isso recomendo que seja assistido em inglês. A Isa ainda não entende o enredo mas dança as músicas, o que já é um bom começo.

Se você já esgotou todos eles também te recomendo Masha e o Urso , Daniel TigreCharlie e LolaAmigãozão ... todos educativos e muito fofos.

E aí? Gostou de algum deles? Ou aí o ibpe é de outro programa? Me conta!

Beijo da Tia :*

Comentários

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova