Papeando sobre: Etiqueta nas redes sociais


E aí, gente? Tudo em ordem?

Sabe, as pessoas as vezes agem nas redes sociais como se a Internet fosse um universo paralelo, e é errado pensar assim. A Internet é apenas um meio de comunicação em meio a tantos que temos, e certas coisas que não são legais no tete a tete também não é legal on line. Vou dar alguns exemplos pra você não ficar com fama de mal educado, tá? Tá.
- Postar várias fotos seguidas é desagradável, porque vai encher o feed e só vai dar você (o nome disso é overposting). Caso queira postar várias fotos crie um álbum, assim só vai aparecer uma publicação e quem quiser ver todas vai clicar pra ver.
- Você não chega pra alguém pessoalmente e crítica sua roupa ou forma física, né? Então porque fazer isso on line?
- A mãe da gente ensinou que é feio cortar o assunto dos outros (pelo menos a minha sim), então nunca comente "fulana, sua mãe melhorou da hemorroida?" numa selfie ou qualquer outro post que não tem a ver com o assunto. Se quiser perguntar algo, mande uma mensagem privada.
- Comentar "nossa, nem me convidou!" , "aqui você não vem, né?" , "caramba, tá podendo, hein?" só te faz parecer um intrometido chato. Mesmo.
- Grupos de mensagens são úteis, mas muitas vezes são chatos também. Se alguém te colocou em um e você não tem interesse em continuar nele, agradeça, explique educamente porque precisa sair e saia. Afinal ninguém dá as costas sem dizer nada quando é chamado pra uma conversa.
- Da mesma forma, se visualizou uma mensagem mas não pode responder na mesma hora, escreva uma mensagem rápida avisando que depois conversa com mais calma. Ser visualizado e não ter uma resposta dá a impressão de que foi ignorado.
- Se você está num grupo de mensagens fale ali assuntos que dizem respeito a todos. Caso precise falar com alguém específico chame-o no privado, mesmo que não seja necessariamente um segredo. Ninguém quer ficar recebendo notificação pra ler que fulano quer uma calça emprestada de ciclano.
- Nas redes sociais as pessoas se sentem mais a vontade para expor suas opiniões, e muitas vezes a gente se irrita com alguns posts que vão de frente com o que a gente acredita. Daí a gente acaba ficando tentado a comentar sua opinião no post do outro, o que de verdade, ninguém gosta. Se você não concorda, role a página.
- Mas os posts sobre aquele assunto delicado são tantos que você acabou pegando bronca daquele amigo que pessoalmente você se dá tão bem? No Facebook há a opção de deixar de seguir, isto é, você não desfaz a amizade on line (o que pode parecer grosseiro) mas não vê o que a pessoa posta. E o que os olhos não vêem o coração não sente, né?
- Tente variar o assunto: Muita política, reclamação, amor pela namorada nova ou qualquer outro assunto repetitivo cansa.
- Não marque pessoas em posts com assuntos delicados. Se acha que a publicação "como se vingar após uma traição" tem tudo a ver com sua amiga, melhor mandar in box.
- Na linguagem escrita o humor de quem está escrevendo só pode ser percebido através da pontuação. Por isso um "obrigado!" parece muito mais animado do que um "obrigado." , que deixa a sensação de resposta fria. Um "hahaha" depois de uma piada também é útil pra não ficar dúvida de que você está brincando.
Na dúvida, é só se perguntar: como eu agiria se estivesse pessoalmente com essa pessoa? Certeza que você vai conseguir agir da melhor forma.

E você? O que acha uma falta de educação na Internet? Me conta!

Beijo da Tia :*

Comentários

Os mais visitados

Restaurando couro sintético

Dor ao evacuar: vamos falar a respeito?

Máscara facial negra Clearskin Avon | Fórmula antiga e nova